Ontem (25), na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, que fica no bairro Vermelha, aconteceu a Concentração Catequética Regional. O encontro reuniu aproximadamente 4 mil catequistas.
O domingo catequético teve inicio ás 11h, com a recepção das dioceses nas paróquias de Teresina, na qual a Paróquia de São Cristóvão recepcionou a diocese de Campo Maior. Foram cerca de 100 pessoas recepcionadas pela Pastoral da Catequese da igreja Matriz de São Cristóvão.
Já o evento na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes iniciou ás 15h com uma palestra proferida por Dom Wilson, que falou da relevância de ser catequista. “Estamos no ano Catequético, por isso celebramos esse evento, é um momento único”, esclarece Elias Sousa, catequista a 20 anos, da Capela São Francisco de Assis, no bairro Piçarreira I.
Após a palestra, ás 16h teve inicio a Celebração Eucarística presidida por Dom Vilson, da diocese de Limeiro,São Paulo e concelebrada por Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Teresina. Além de contar com a presença de padres de diversas igrejas da capital. “Desde ás 11h da manhã estamos comemorando o ano catequético, iniciamos com a recepção das caravanas das dioceses do Piauí”, afirma Leonardo Dias, catequista da Paróquia de Nossa Senhora das Dores.
Foram 8 dioceses, que participaram da Celebração Eucarística, dentre elas a diocese de Campo Maior, com a participação de 450 pessoas, de Parnaíba 400 catequistas, de Floriano 150 e de Oeiras 120 catequistas.Além disso, aproximadamente mil catequistas das dioceses vizinhas participaram do evento. Já de Teresina foram 2 mil catequistas presentes. “É um momento maravilhoso, está muito bom e animado”, destaca Marli Sales, catequista a 1 ano, da Diocese de Parnaíba.
A homilia foi proferida por Dom Vilson, que relatou que o catequista é como se fosse um tijolo da igreja. Também, o evento contou com intérprete para surdos e mudos, que utilizou libras, a linguagem usada por surdos e mudos. “É uma Celebração linda, para mim valeu a pena vir até aqui, além disso, fomos bem recepcionadas pela Paróquia de São Cristóvão”, comenta Celso Ferreira, catequista a 5 anos, da Diocese de Campo Maior.
O evento que reuniu catequistas da Regional Nordeste IV terminou ás 18h30min, com a bênção de Dom Vilson. “Vi da Diocese de Floriano e estou achando muito bonito, é uma bênção de Deus”, fala Elza Neves, catequista a 2 anos, da diocese de Floriano. Já para Francisco Vidal o evento superou todas as expectativas. “A Celebração contou com a presença de muitos catequistas, superando as espectativas, além disso, tivemos um evento muito animado”, finaliza Francisco Vidal, catequista a 8anos, da Paróquia de São Cristóvão.