terça-feira, 25 de janeiro de 2011

NOTÍCIAS DA ARQUIDIOCESE DE TERESINA

DATA DE POSSE DOS PADRES TRANSFERIDOS

Pe.Gerson Mendes de Brito - Santa Joana D’Arc  = 13/02
Pe. Carlos Wagner Pessoa -    Nossa Senhora da Paz   =       06/02
Pe. Damião luz Rocha -           Nossa Senhora do Rosário  = 06/02
Pe. Carlos Alberto Batista Lages -       Paróquia Nossa Senhora dos Remédios  =      18/02
Pe. Bento Aylton -       Paróquia Santa Luzia  =          11/02
Pe. Tertuliano Alves - Paróquia São Gonçalo do Amarante    = 12/02
Pe. Antonio Marcos - Paróquia São Vicente de Paulo   = 12/02
Pe. Pedro Alcântara - Paróquia Nossa Senhora do Carmo = 09/02
Pe. João Paulo de Carvalho - Paróquia Imaculada Conceição – Vila Bandeirantes = 06/02
Pe. Antonio Marcos Moraes - Paróquia Nossa Senhora de Fátima =  30/01
Pe. Rivaldo Muniz Araújo - Área Pastoral de Santa Cruz – São Gonçalo = 19/02
Pe. Pe. Raimundo Neto - Área pastoral Nossa Senhora de Fátima / Santa Fé =  08/02
Pe. Lauro de Deus Nogueira sobrinho - Coordenador do Setro de comunicação / Capelania Mater Dolorosa =         25/01
Pe. Adão da Cruz - Capelania da Imaculada Conceição / Coordenador do Setor da Juventude = 06/02/2011
Diac. José Nery - Santa Cruz dos Milagres    
Diac. Perm. Raimundo Rodrigues - Agricolândia – São Pedro  =  06/02
Diac. Perm. Oscar de Magalhães - Olho d’água – Barro duro  =  05/02
Pe. Gilberto Costa Freitas - Discipulado João Paulo II  =  21/02

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

SACRAMENTO DO CRISMA

Neste domingo dia 23/01/2011, aproximadamente 106 jovens da Comunidade Cristo Libertador receberam o Sacramento da Confirmação da Fé. Vamos entender um pouco esse sacramento da graça de Deus:
Juntamente com o Batismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos "sacramentos da iniciação cristã" cuja unidade deve ser salvaguardada. Por isso, é preciso explicar aos fiéis que a recepção deste sacramento é necessária à consumação da graça batismal. Com efeito, pelo sacramento da Confirmação "os fiéis" são vinculados mais perfeitamente à Igreja, enriquecidos de força especial do Espírito Santo, e assim mais estritamente obrigados à fé que, como verdadeiras testemunhas de Cristo, devem difundir e defender tanto por palavras como por obras.
Durante a primeira vinda de Cristo sobre a Terra, Ele prometeu aos seus apóstolos o Paráclito (advogado, defensor). Jesus também promete o Espírito Santo para nós, e nos é concedido através do Sacramento da Confirmação. A Crisma também é chamado Sacramento da Confirmação, pois através dele confirmamos o nosso Batismo que recebemos na maioria das vezes quando criança.
Confirmar o Batismo é muito importante, pois quando criança não temos a consciência do Sacramento, mais sim os nossos parentes mais próximos que resolveram levá-lo até a pia batismal. Já na Crisma, não são os seus parentes que escolhem se queres ou não receber o Crisma, mas sim você mesmo.
No sacramento da Crisma recebemos os dons do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Piedade, Ciência e Temor de Deus. Eles são dons que nos aproximam de nossa vocação: a Santidade.
Quando recebemos o Espírito Santo e nos abrimos inteiramente à graça sacramental não agimos em nós, mas sim o próprio Deus nos usa de instrumento e agi em nós. Por isso podemos considerar o crismando uma pessoa com grandes responsabilidades. Veja: No Batismo recebemos o Espírito Santo e nos transformamos de criaturas de Deus para Filhos de Deus. Já na Crisma dizemos com consciência: Quero ser Filho de Deus e assumir a minha missão de evangelizar.
O mesmo Deus que os apóstolos receberam no dia de Pentecostes é o mesmo que recebemos no Sacramento da Crisma, por isso a mesma autoridade que eles tinham ao anunciar a Palavra de Deus é a mesma que possuímos. O dia em que nos crismamos é sem dúvida o dia de nosso Pentecostes. Onde o Espírito Santo nos é enviado para transformar e santificar.
As transformações do Espírito Santo são nitidamente vistas na Bíblia. Observe: Vamos dar o exemplo do apóstolo Pedro. Antes do dia de Pentecostes era um pescador de pouca instrução, medroso, incrédulo e infiel. Quando se passou o dia de Pentecostes, melhor dizendo, logo ao sair do cenáculo onde o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos e Maria, ele realizou um discurso que prova o poder do Espírito Santo (At 2, 14-41). Podemos até duvidar se realmente era o mesmo Pedro pescador e incrédulo.
Foi a partir daí que a Igreja se firmou, ou seja, foi através do Papa São Pedro que a Igreja de Jesus Cristo surgiu. Vejamos: se somos também Igreja, é através do Sacramento da Crisma que firmamos em nós o "tijolo" eclesial que somos.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
* Educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho.
* Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja Católica na evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária.
O gesto concreto se expressa na coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. É realizada em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas. A destinação é a seguinte: 45% para a própria paróquia aplicar em programas de promoção humana; 35% para a Diocese aplicar na mesma finalidade; 10% para a CNBB Regional e 10% para a CNBB Nacional.

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO

A Paróquia de São Sebastião no bairro Todos os Santos localizada na forania sudeste de Teresina está em festa desde o ultimo dia 11/01/2011. Hoje dia 20/01/2011 a procissão de encerramento sairá da igreja matriz às 17:30h, em seguida haverá santa missa presidida pelo Pe. Angelo.

FOTOS DA NOVA FACHADA DA IGREJA MATRIZ

A Igreja matriz de Cristo Libertador no Renascença II está de cara nova. A alguns meses a sede da paróquia passava por algumas reformas, inclusive a fachada da igreja. veja o antes e o depois:

 ANTES DA REFORMA
 NOVA FACHADA
 IGREJA MATRIZ CRISTO LIBERTADOR
FACHADA NOTURNA DA IGREJA MATRIZ