sexta-feira, 29 de abril de 2011

BEATIFICAÇÃO DO PAPA JOAÃO PAULO II

A Beatificação do Servo de Deus João Paulo II envolve uma série de eventos antes e depois do Domingo da Misericórdia, 1º de maio, dia em que Bento XVI inscreverá o nome do Papa polonês no Livro dos Beatos da Igreja.

A Sala de Imprensa da Santa Sé promoveu na manhã desta sexta-feira, 29, um briefing [detalhamento do programa] para explicar como serão todos esses eventos.

Já são 2300 os jornalistas credenciados, representando 101 nações. Haverá 87 delegações oficiais de diversos Países, com 16 Chefes de Estado, entre os quais os da Itália e da Polônia, bem como representantes de cinco casas reais. A Missa de Beatificação será retransmitida por 1300 emissoras televisivas, com a cobertura de 230 fotógrafos e 250 rádios.

Participaram do briefing o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, da Rádio Vaticano e do Centro Televisivo Vaticano (CTV), padre Federico Lombardi; o diretor do Departamento Litúrgico do Vicariato de Roma, Dom Marco Frisina; o Responsável pelo Departamento das Comunicações Sociais do Vicariato de Roma, padre Walter Insero, e o subsecretário do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Angelo Scelzo.

FESTEJOS DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Couminidade N. Sra de Fátima
ARQUIDIOCESE DE TERESINA
PARÓQUIA CRISTO LIBERTADOR
COMUNIDADE N. SRA. DE FÁTIMA

CONVITE:
A Comunidade N. Sra. de Fátima convida a todos à participarem das festividades de sua padroeira. Todos os dias acontecá leilões, vendas de comidas típicas e apresentações culturais.

FESTA DA PADROEIRA
DE: 04 À 13 DE MAIO
FREI DAMIÃO
PARTICIPE!!!

CRISMA - COMUNIDADE N. SRA. DA ASSUNÇÃO

Igreja da Assunção-Pq. Colorado
Acontecerá neste domingo às 16:30 a Missa do Crisma de alguns jovens da Comunidade N. Sra. da Assunção no Parque Colorado. O presidente da celebração será nosso Arcebismo Metropolitano de Teresina Dom Sergio da Rocha. 

Que o Espírito Santo derrame suas bençãos à toda comunidade!!!

MISSA DO TRABALHADOR (1° DE MAIO)

A Igreja, providencialmente, nesta data civil marcada, muitas vezes, por conflitos e revoltas sociais, cristianizou esta festa, isto na presença de mais de 200.000 pessoas na praça de São Pedro gritava alegremente: “Viva Cristo Trabalhador, vivam os trabalhadores, via o Papa!” O Papa, em 1955, deu aos trabalhadores um protetor e modelo: São José o operário de Nazaré.
O santíssimo São José, protetor da Igreja Universal, assumiu este compromisso de não deixar que nenhum trabalhador de fé – do campo, indústria, autônomo ou não, mulher ou homem – esqueça-se que ao seu lado estão Jesus e Maria. A Igreja, nesta festa do trabalho, pelo Papa Pio XII deu um lindo parecer sobre todo esforço humano que gera, dá a luz e faz crescer obras produzidas pelo homem: “Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho a fim de que inspire na vida social as leis da eqüitativa repartição de direitos e deveres.”
Matriz de Cristo Libertador Renascença II

   
São José, que na Bíblia é reconhecido como um homem justo, é quem revela com sua vida que o Deus que trabalha sem cessar na santificação de suas obras, é o mais desejoso de trabalhos santificados: “Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a herança como recompensa… O Senhor é Cristo” (Col 3,23-24). 
Neste domingo dia 01 de Maio de 2011 acontecera na Igreja matriz do Renascença II a missa do trabalhador a nível de Forania Sudeste. A mesma acontecerá às 19:00h com a presença de Pe. Gonçalo-Vigário Forâneo. Todos estão convidaos!!!!!
São José Operário, rogai por nós!

domingo, 17 de abril de 2011

A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição.
Jesus Cristo não aceitava o tipo de vida que seu povo levava, o governo cobrando altos impostos, riquezas extremas para uns e miséria para outros.
Ao chegar a Jerusalém, foi aclamado pela população como sendo o Messias, o Rei, mas os romanos não acreditavam que ele era filho de Deus, duvidavam dos seus sábios ensinamentos, de sua missão para salvar a humanidade, então passaram a persegui-lo.
Jesus tinha conhecimento de tudo que iria passar, da peregrinação que o levaria à morte. Convidou, então, doze homens a quem chamou de discípulos, para levar seus ensinamentos às pessoas.
Porém, Judas Escariotes, um desses apóstolos, também duvidou que Ele era um enviado de Deus, entregando-lhe para os romanos, que o capturaram.
Em seguida, fizeram Jesus passar pela via sacra, amarrado à sua cruz, carregando-a por um longo trecho, sendo torturado, levando chibatadas dos soldados, sendo caçoado covardemente até sofrer a crucificação e a morte.
Em 325 d.C, o Concílio de Niceia, presidido pelo Imperador Constantino e organizado pelo Papa Silvestre I, fabricou e consolidou a doutrina da Igreja Católica, como a escolha dos livros sagrados e as datas religiosas. Ficou decidido também que a Semana Santa seria comemorada por uma semana (do domingo de ramos ao domingo de Páscoa). Há relatos de festas em homenagem aos últimos dias de Cristo, pouco tempo depois de sua morte. Porém comemoravam dois dias apenas (sábado de aleluia e domingo da ressureição). Nesse Concílio também foi adotado o Catolicismo como religião oficial do Império Romano.

Cada dia da comemoração faz referência a um aontecimento: o domingo de ramos refere-se à entrada do Rei, o Messias, na cidade de Jerusalém, para comemorar a páscoa judaica. Na segunda-feira seguinte foi o dia em que Maria ungiu Cristo; na terça-feira foi o dia em que a figueira foi amaldiçoada; a quarta-feira é conhecida como o dia das trevas; a quinta-feira foi a última ceia com seus apóstolos, mais conhecida como Sêder de Pessach. A sexta-feira foi o dia do seu sofrimento, sua crucificação. Sábado é conhecido como o dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus. E, finalmente, o domingo de páscoa, o dia em que ressuscitou e encheu a humanidade de esperança de vida eterna.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

terça-feira, 12 de abril de 2011

ARQUIDIOCESE DE TERESINA
PARÓQUIA CRISTO LIBERTADOR
RENASCENÇA II - TERESINA/PIAUÍ


  PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA





COMUNIDADE MATRIZ:
DOMINGO DE RAMOS: DIA 17/04/2011
PROCISSÃO DOS RAMOS 
6:30H  E ÀS 19:30H

TERÇA-FEIRA 19/04/2011
MISSA AOS ENFERMOS - 19:30H

QUINTA-FEIRA SANTA 21/04/2011
MISSA DO LAVA PÉS - 19:30H
ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO - 21H ÀS 00:00
VIA SACRA - 00:00H

SEXTA-FEIRA SANTA 22/04/2011
CELEBRAÇÃO E VENERAÇÃO AO MADEIRO - 15:00H

VIGÍLIA PASCAL - 20:00H - 23/04/2011

DOMINGO DE PÁSCOA 24/04/2011
7:00 E ÀS 19:30H

terça-feira, 5 de abril de 2011

VISITAS MISSIONÁRIAS NA COMUNIDADE N. SRA. DE FÁTIMA

Acontecerá neste domingo dia 10/04/2011, as Visitas Missionárias na Comunidade N. Sra. de Fátima. Missionários das diversas comunidades da paróquia visitarão as famílias do conjunto Frei Damião apartir das 8:00h, encerrando às 18:00h com a Santa Missa. As Visitas Missionárias além de levar a palavra de Deus as famílias também é um preparatório para a festa da padroeira que darão inicio apartir do dia 04/05 até o dia 13/05 Festa de N. Sra. de Fátima.

MULTIRÃO DAS CONFIÇÕES


Dia 14/04/2011 acontecerá na igreja matriz do Cristo Libertador o multirão das confições, todos os padres da forania sudeste estarão presentes. O horário das confições será as 19:00h.