sábado, 25 de dezembro de 2010

AUTO DE NATAL NA MATRIZ

Na noite de Natal, aconteceu na igreja matriz Cristo Libertador o auto de natal. Cerca de
150 vozes entre crianças e jovens dos corais da nossa paróquia encataram a assembleia com cantos natalinos. A missa do Natal do Senhor iniciou-se às 21:30h. O grande coral de vozes irá se apresentar nas comunidades da paróquia nesse período natalino.
 Diogo, filho do casal Elias e Alice representou o Menino Jesus

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

PROGRAMAÇÃO DO NATAL E ANO NOVO

PARÓQUIA DE CRISTO LIBERTADOR
PROGRAMAÇÃO DAS FESTAS DE NATAL E 
ANO NOVO

IGREJA MATRIZ:
24/12- APRESENTAÇÃO DO AUTO DE NATAL
ÀS 20:00H
MISSA DA VIGÍLIA DO NATAL
ÀS 21:00H
25/12- MISSA DO NATAL DO SENHOR
ÀS 19:30H
31/12- MISSA DE ANO NOVO
ÀS 21:00
01/01/2011- MISSA DIA MUNDIAL DA PAZ
ÀS 18:00H

COMUNIDADES:
24/12 -MENINO DEUS (FESTEJOS)
ÀS 19:00
25/12- COMUNIDADES ATALAIA E ALEGRIA
ÀS 9:00H
COMUNIDADE SÃO JOSÉ (BEL TERRA)
ÀS 18:00H
COMUNIDADE N. SRA. DA ASSUNÇÃO
ÀS 18:00H
26/12 - MISSA DO CRISMA NA COMUNIDADE SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (POVOADO TABOCA DO PAU FERRADO)
ÀS 9:00H
31/12- MENINO DEUS (FESTEJOS)
19:30H
01/01/2011- COMUNIDADE SÃO JOSÉ (BEL TERRA)
18:00H
01/01/2011- MENINO DEUS (FESTEJOS)
ÀS 19:30
02/01/2011- COMUNIDADE N. SRA DE FÁTIMA
ÀS 18:00H

FESTEJOS DO MENINO DEUS

ARQUIDIOCESE DE TERESINA
PARÓQUIA CRISTO LIBERTADOR
COMUNIDADE MENINO DEUS

FESTEJOS DO MENINO DEUS
DE: 24/12/2010 À 02/01/2011
ALTO DA RESSUREIÇÃO

TEMA CENTRAL:
MENINO DEUS PRESENÇA REAL NA EUCARISTIA

PROGRAMAÇÃO:
24/12-  ABERTURA DOS FESTEJOS
NOITANTES: CATEQUESE E CRISMA
INTENÇÃO: ESCOLAS, CRECHES E COMUNIDADE S. FRANCISCO (GREAN PARK)

25/12- JUP E COROINHAS
INTENÇÕES: JOVENS, PROJETOS DA COMUNIDADE E COMUNIDADE MATRIZ (RENASCENÇA II)

26/12- FAMILIA, ECC E TERÇO DOS HOMENS
INTENÇÕES: FAMILIAS E COMUNIDADE N. SRA. DE FÁTIMA (FREI DAMIÃO)

27/12- MINISTROS E RCC
INTENÇÕES: POSTO DE SAUDE E COMUNIDADE SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (TABOCA)

28/12- INFANCIA MISSIONÁRIA E BATISMO
INTENÇÕES: CRIANÇAS E COMUNIDADE STA. TERESINHA (ATALAIA)

29/12- DÍZIMO
INTENÇÕES: COMERCIANTES, DIZIMISTAS E COMUNIDADE S. SEBASTIÃO (ALEGRIA)

30/12- ACOLHIMENTO E CORAL
INTENÇÕES: HORTICULTORES E DISCIPULADO JOÃO PAULO II

31/12- LITURGIA
INTENÇÕES: MOTOTAXISTAS, E COMUNIDADE SÃO JOSÉ (BEL TERRA)

01/01/2011- LEGIÃO DE MARIA E APOSTOLADO DA ORAÇÃO
INTENÇÕES: DEVOTOS DE NOSSA SENHORA, SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, E COMUNIDADE N. SRA. DA ASSUNÇÃO (PQ. COLORADO)

02/01/2011- EPIFANIA DO SENHOR
INTENÇÕES: CPC E TODO POVO DE DEUS


MISSA TODOS OS DIAS ÀS 19:30
PARTE SOCIAL: VENDA DE COMIDAS TÍPICAS E APRESENTAÇÕES CULTURAIS
VENHA E PARTICIPE!!!

ORGANIZAÇÃO
PE. PAULO FERNANDES DE CASTRO - PÁROCO
E CONSELHO PASTORAL COMUNITARIO
CPC.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

FORANIA SUDESTE: FESTEJOS

Desde o dia 29/11/2010 até o dia 08/12/2010 a Capelania da Imaculada Conceição no conjunto Tancredo Neves esta celebrando a sua padroeira. Todas as paróquias da forania serão homenageadas. A Paróquia Cristo Libertador será acolhida no dia 04/12 no sábado. As celebrações acontecem todos os dias as 19:00 e todos são convidados.

PRIMEIRA EUCARISTIA NA IGREJA MATRIZ

No ultimo dia 28/11/2010, aconteceu na igreja matriz a celebração da Primeira Eucaristia de 148 crianças e jovens. Padre Deodato Felipe celeborou a Santa Missa.


terça-feira, 16 de novembro de 2010

NOTÍCIAS DA DIOCESE DE PICOS

BETÂNIA DO PIAUÍ SE PREPARA PARA SE TORNAR ÁREA PASTORAL
As comunidades rurais e da sede de Betânia do Piauí se reuniram na última quinta, dia 4 de novembro, com dom Plínio José, padre Flávio Santiago e o padre José Mairton para organizar a criação da nova Área Pastoral na Diocese de Picos, bem como a acolhida do seu vigário paroquial, Pe. Antonio Cândido da Silva (Pe. Cláudio).

A criação da Área Pastoral de Betânia está prevista para o dia 20 de novembro, a acolhida do padre acontece às 17h30 na entrada da cidade, em seguidas todos saem em caminhada até a Igreja São José, onde haverá missa campal às 19h00, transmitida ao vivo pela Rádio Educativa Cultura FM.
ÁREA PASTORAL DE SÃO JOSÉ
BETÂNIA DO PIAUÍ

sábado, 13 de novembro de 2010

PRIMEIRA EUCARISTIA


No próximo dia 28/11/2010, aproximadamente 136 crianças e jovens fruto de dois anos de preparação, receberão o Sacramento da Eucaristia. Durante toda semana os mesmos realizaram o Sacramento da Penitência pelo nosso Pároco Pe. Paulo. A celebração acontecerá as 9:00h na igreja matriz.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DE INSTALAÇÃO DA PARÓQUIA CRISTO LIBERTADOR

Igreja Matriz

Até parece que foi ontem que a Área Pastoral Cristo Libertador foi elevada a categoria de paróquia. Na ocasião da Visita Pastoral Missionária que iniciava-se aos dias 03/11/2009 até o dia 07/11/2009. A instalação da Paróquia de Cristo Libertador aconteceu no dia 04/11/2009 com a chegada de Dom Sergio da Rocha onde deu-se inicio aos trabalhos de visitas missionárias nas familias de toda a nova paróquia. Nesse primeiro ano de caminhada pastoral da nova paróquia aconteceram inumeras chuvas de bençãos sobre todo o povo de Deus.
A Paróquia Cristo Libertador está localizada na Zona Sudeste de Teresina no Conjunto Renascença II, é assistida pelo nosso Pároco Pe. Paulo Fernades de Castro e possui as seguintes comunidades: Nossa Senhora da Assunção(Pq. colorado), Menino Deus(Alto da Ressurreição), São José(Bel terra), Nossa Senhora de Fátima(Frei Damião), e ainda assiste quatro comunidades rurais: Sagrado Coração de Jesus(Povoado Taboca do Pau Ferrado), Nossa Senhora das Graças(Conj. Taboca), São Sebastião(Povoado Atalaia) e Santa Teresinha(Povoado Alegria).
Atuamelmente a sede paroquial encontra-se em reforma, a frente da igreja matriz esta ficando de cara nova com a abertura de janelas e a construção de torres. Ao fim da contrução a comunidade irá realizar uma grande festa de reinauguração da nova frente. 

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Vaticano reconhece milagre atribuído a Irmã Dulce e prepara a beatificação

Anúncio do papa Bento XVI deve ser feito, no máximo, até o Natal, segundo dom Geraldo Majella. Com mais um ato miraculoso comprovado, ela será canonizada

Dezoito anos depois da morte de Irmã Dulce, na Bahia, a Congregação para a Causa dos Santos do Vaticano reconheceu um milagre atribuído a ela. O anúncio de que Irmã Dulce se tornará beata foi feito ontem pelo cardeal arcebispo da Bahia e arcebispo primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnelo, que trabalhou nos últimos anos para que o milagre fosse reconhecido. A beatificação ainda precisa ser anunciada pelo papa Bento XVI.

“Certamente, o santo padre vai se pronunciar, no mais tardar, até o Natal”, disse, em entrevista ao Correio, dom Geraldo Majella. Segundo ele, a cerimônia de beatificação vai acontecer em Salvador, onde o corpo de Irmã Dulce está enterrado. Já no ano que vem, o processo de canonização deverá ser iniciado. Para isso, é preciso se estudar e confirmar mais um milagre atribuído a ela. O título de santa só poderá ser concedido depois que a Igreja Católica comprovar um novo milagre intercedido pela religiosa.

“Se Deus quiser, trabalharei por isso, a partir do ano que vem. Temos felizmente muitas graças atribuídas à Irmã Dulce. Hoje (ontem), depois de anunciada a aprovação do milagre, tive a oportunidade de me dirigir à igreja onde ela está enterrada e vi, no túmulo dela, várias fotografias de pessoas que se apresentam como miraculadas pela Irmã Dulce”, destacou o carderal arcebispo.

Irmã Dulce nasceu em 1914, em Salvador, e ficou conhecida por suas obras de caridade e assistência aos pobres. Com 13 anos de idade, ela começou a ajudar mendigos e enfermos. Foi quando tentou ingressar pela primeira vez no convento, mas não conseguiu devido à pouca idade.

Em 1932, já com 18 anos, Irmã Dulce ou o Anjo Bom da Bahia, como ficou conhecida, entrou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, em Sergipe. Dois anos depois, retornou à Bahia, onde dedicou toda a sua vida a essas obras de caridade. Em 1991, cinco meses antes de morrer, ela recebeu o papa João Paulo II em seu leito de enferma.

A Igreja ainda não revelou o milagre pelo qual a Irmã Dulce se tornará beata. Segundo dom Geraldo, trata-se de um caso de cura ocorrido no interior da Bahia, “num lugar pequenino”. “Ainda não foi publicado o nome da pessoa que foi examinada, mas certamente dentro de algum tempo poderemos divulgar a identificação dessa pessoa”, disse.

Representantes das Obras Sociais de Irmã Dulce dizem que o milagre se refere à cura de uma mulher que chegou a ser desenganada pelos médicos depois de sofrer uma hemorragia pós-parto. Segundo o arcebispo, para se chegar à conclusão de que houve o milagre, uma comissão de médicos e especialistas examinaram a fundo o caso, e concluíram que a cura não pode ser explicada pela medicina.

Para dom Geraldo Majella, Irmã Dulce foi um exemplo de cristã, que viveu de forma “quase heroica”. “Irmã Dulce passou a vida fazendo o bem para os outros. Especialmente depois que ela morreu, sua obra se expandiu. Portanto, ela é um exemplo para toda a Bahia. É uma grande santa reconhecida por todos os baianos”, destacou.

PARA SABER MAIS

Como é o processo

Depois que o papa Bento XVI proclamar a Irmã Dulce beata, um novo processo será aberto para investigar a possível existência de mais um milagre atribuído a ela. Para haver a canonização, é necessário que dois milagres sejam confirmados. A investigação, conduzida pelo Vaticano, é iniciada pelo bispo da diocese onde a pessoa viveu. O primeiro passo é reunir material que possa comprovar a santidade, como anotações, relatos e pessoas que tenham sido beneficiadas pelo possível milagre.

O passo seguinte é a nomeação pelo bispo de um promotor da causa, responsável pela defesa do candidato a santo, e de um “promotor da fé”, para contrapor os argumentos. Os processos costumam demorar muitos anos e, às vezes, até décadas. No Brasil, o primeiro santo reconhecido foi Frei Galvão, em 2007.

Somente a Congregação para a Causa dos Santos do Vaticano, formada pela mais alta cúpula da Igreja Católica Apostólica Romana, tem competência para declarar que uma pessoa morta é um santo. A decisão, ainda assim, precisa ser ratificada pelo papa, para que o processo de canonização seja concluído. O primeiro santo canonizado da história foi Ulrich, bispo de Augsburg, declarado santo pelo papa João 15, no ano de 993. (DA)

Diego Abreu
Publicação: 28/10/2010 08:48

VISITA PASTORAL MISSIONÁRIA - COMUNIDADES SÃO SEBASTIÃO(ATALAIA) E SANTA TERESINHA(ALEGRIA)

Acontecerá nos dias 06 e 07 de novembro nas Comunidades São Sebastião e Santa Teresinha nos povoados Atalaia e Alegria da Paróquia de Cristo Libertador as visitas missionárias. A programão das visitas esta sendo preparado pelo COMIPA da paróquia, onde o principal objetivo é levar a palavra e animar o povo de Deus que estão mais afastados.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

MORRE AOS 43 ANOS PE. JOAO SIRON DA DIOCESE DE CAMPO MAIOR

BARRAS (PI) – Faleceu aos 42 anos de idade o Padre João Siron (na foto de batina vermelha com uns papeis às mãos), vigário da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, de Barras. O Padre João Siron Monte de Oliveira faleceu na madrugada de hoje (25) em Teresina – PI. O corpo do padre foi velado na capela da Pax União, na Avenida Miguel Rosa em Teresina e foi levado para Castelo do Piauí, onde recebeu últimas homenagens foi sepultado.
Padre Siron comandou a Paróquia de São Miguel Arcanjo em São Miguel do Tapuio. Recentemente assumiu a Secretária Regional IV NE da CNBB, onde foi um dos coordenadores do Projeto África Moçambique – Lichinga, Projeto de Missão em Moçambique assumido pela CNBB, Regionais MA e PI em cooperação com toda a Igreja e forças Missionárias do Brasil, e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Barras/PI.
Siron completaria 43 anos no dia 03 de novembro próximo e há alguns meses sofria de neoplasia maligna no estômago. Seu velório em Castelo do Piauí acontece na residência do seu pai, na Rua Machado de Assis e é o grande um número de pessoas comparece ao funeral. O sepultamento do Padre João Siron acontecerá na tarde de hoje (25) no Cemitério do Bairro Piçarra, em Castelo do Piauí.
 A CNBB – Regional Nordeste IV recebeu com pesar a notícia do falecimento do Pe. João Siron, presbítero da Diocese de Campo Maior, vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Barras/PI, ex-Secretário Executivo da CNBB – Regional Nordeste IV, ocorrido neste domingo (24), Dia Mundial das Missões.
“Pe. Siron faleceu com 43 anos de idade, após um percurso de dez meses de debilitada saúde. Ao manifestar nosso pesar pelo falecimento de Padre João Siron, expressamos nossa solidariedade com todos os seus familiares, com a Diocese de Campo Maior (PI) e as Paróquias onde serviu como verdadeiro discípulo missionário, assegurando-lhes nossas orações. A Igreja no Piauí agradece a Deus pela bênção de ter contado, entre os seus, com este dedicado sacerdote, em nosso Regional, como Secretário Executivo. O corpo de Padre João Siron está sendo velado na cidade de Castelo do Piauí (PI), na Igreja Matriz. A Missa de exéquias será celebrada às 07 horas, do dia 25, segunda feira. Dai-lhe Senhor o eterno repouso. Brilhe para ele a vossa Luz.
Teresina, 24 de outubro de 2010
Dom Sérgio da Rocha Presidente da CNBB – Regional Nordeste IV”

quarta-feira, 28 de julho de 2010

FESTEJOS DE CRISTO LIBERTADOR

FESTEJOS DE CRISTO LIBERTADOR
 DE: 28/07 À 06/08/2010
IGREJA MATRIZ RENASCENÇA II

PARTICIPE!!!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

DOM SERGIO INSTALA MAIS UMA PARÓQUIA EM TERESINA



Neste sábado (01/05) o arcebispo de Teresina Dom Sergio da Rocha,  instala mais uma paróquia na Arquidiocese de Teresina. A nova paróquia será dedicada a São Francisco de Assis e compreende o bairro Cidade Nova e parte do bairro  Monte Castelo na zona Sul de Teresina.


A programação terá inicio com uma caminhada intitulada “Viva Vida” pelas comunidades que compõem a Paróquia e logo mais às 19h será realizada  a celebração da missa de instalação da Paróquia. O Pe. Demerval Dias Brasil está à frente dos trabalhos pastorais da nova paróquia juntamente com o diácono permanente Manoel de Alencar.


A Comunidade São Francisco, no bairro Cidade Nova, já existe há 49 anos e já perteceu as Paróquias de Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora das Graças.


Paroquia São Francisco de Assis
Av. Barao de Castelo Branco, 759
Cidade Nova - Teresina - Piaui

FESTA DA PADROEIRA DE 04 À 13 DE MAIO

FESTEJOS DE N. SRA. DE FÁTIMA
DE 04 À 13 DE MAIO
FREI DAMIÃO

PARTICIPE!!!

FESTEJOS DE N. Sra. DE FÁTIMA

PARÓQUIA CRISTO LIBERTADOR
COMUNIDADE N. Sra. DE FÁTIMA
FREI DAMIÃO
PROGRAMAÇÃO DOS FESTEJOS
DE 04 à 13/05/2010

04/05- ABERTURA DO NOVENÁRIO
RESPONSÁVEIS: LEGIÃO D EMARIA
INTENÇÃO: IDOSOS

05/05- QUARTA-FEIRA
RESPONSÁVEIS: MINISTROS DA EUCARISTIA
INTENÇÕES: ENFERMOS

06/05- QUINTA-FEIRA
RESPONSÁVEIS: PASTORAL DO BATISMO
INTENÇÕES: CRIANÇAS DO CATECÚMENO, PAIS E PADRINHOS
COMUNIDADE HOMENAGEADA: SÃO JOSÉ (BEL TERRA)

07/05- SEXTA-FEIRA
RESPONSÁVEIS: MOV. DO TERÇO DOS HOMENS
INTENÇÕES: TERÇO DOS HOMENS
COMUNIDADE HOMENAGEADA: N SRA. DA ASSUNÇÃO

08/05- SÁBADO
RESPONSÁVEIS: COROINHAS
INTENÇÕES:  JOVENS
COMUNIDADE HOMENAGEADA: MATRIZ

09/05- DOMINGO
RESPONSÁVEIS: LITURGIA
INTENÇÕES: TODAS AS MÃES
COMUNIDADE HOMENAGEADA: MENINO DEUS

10/05- SEGUNDA-FEIRA
RESPOINSÁVEIS: CATEQUESE
INTENÇÕES: CRIANÇAS
COMUNIDADE HOMENAGEADA: N SRA. DA VITÓRIA

11/05- TERÇA-FEIRA
RESPONSÁVEIS: ACOLHIMENTO
INTENÇÕES: MOTOTAXISTAS E MOTORISTAS
COMUNIDADE HOMENAGEADA: SÃO FRANCISCO (GREAN PARK)

12/05- QUARTA-FEIRA
RESPONSÁVEIS: DÍZIMO
INTENÇÕES: DIZIMISTAS E PASTORAL FAMILIAR E ECC

13/05-  QUINTA-FEIRA
RESPONSÁVEIS: CPC
INTENÇÕES: TODO O POVO DE DEUS



domingo, 28 de março de 2010

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA

PARÓQUIA CRISTO LIBERTADOR
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA
IGREJA MATRIZ - RENASCENÇA II


28/03 - DOMINGO DE RAMOS ÁS 7:00H E AS 19:30H
01/04 - QUINTA-FEIRA SANTA ÁS 19:30H E VIA SACRA ÀS 2:00H

02/04 - SEXTA FEIRA-SANTA ÀS 15:00H

03/04 - VIGÍLIA PASCAL NO SÁBADO ÀS 20:00H

04/04- DOMINGO DE PÁSCOA ÀS 7:00 E AS 19:30H

segunda-feira, 22 de março de 2010

PAPA NOMEIA NOVO BISPO DA DIOCESE DE FLORIANO/PIAUÍ

Padre Valdemir Ferreira dos Santos, da arquidiocese de Vitória da Conquista, na Bahia, é o novo bispo da diocese de Floriano, no estado do Piauí. A nomeação foi anunciada nesta quarta-feira, 17, pelo papa Bento XVI. Padre Valdemir vai suceder a dom Augusto Alves da Rocha, 76, que pediu renúncia após completar 75 anos, conforme prescreve o cânon 401 parágrafo 1º do Código de Direito Canônico.
Ordenado padre em 1987, padre Valdemir é baiano da cidade de Nova Canaã e completará 50 anos no próximo dia 30 de março. Atualmente é vigário episcopal e ecônomo da arquidiocese de Vitória da Conquista (BA), além de pároco da paróquia Nossa Senhora das Candeias, em Vitória da Conquista.
O novo bispo fez seus estudos de filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG), e de teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Em 2002, obteve a licença em teologia bíblica, na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma.
Na arquidiocese de Vitória da Conquista, foi moderador das paróquias de Iguaí, Nova Canaã e Ibicuí (1987). Foi pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças, em Vitória da Conquista. Coordenou a catequese na arquidiocese por dez anos e, durante três anos, foi professor no Instituto Diocesano de Filosofia.
Exerceu, ainda, a função de vice-reitor e reitor do Seminário Maior de Filosofia e reitor do Seminário propedêutico. Durante dois anos, foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Desde 2007 é diretor da Escola de Formação Diaconal, sendo ainda vigário episcopal do Vicariato São Lucas, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio de sua Assessoria de Imprensa, saúda o novo bispo e lhe deseja frutuoso trabalho nesta nova missão que lhe é confiada pelo papa. Ao mesmo tempo agradece a dom Augusto pelo zelo pastoral com que serviu ao povo de Deus na diocese de Floriano.

VISITA PASTORAL MISSIONARIA - FORANIA LESTE

A Paróquia de São Cristóvão realiza em maio as "Visitas Pastorais Missonárias 2010". A abertura das visitas acontece dia 20, às 18h, no bairro Piçarreira I e o encerramento será dia 22 na Igreja Matriz de São Cristóvão. O tema será: "O Cristo, sacerdote missionário, visita nossa casa" (O lema está sendo analisado).
A coordenação das Visitas Missionárias será do pároco Padre Evandro Barros e das comissões formadas por representantes das pastorais e das comunidades da paróquia. Todos os membros da Arquidiocese de Teresina estão sendo convidados para este momento de encontro com o irmão e de pregação da palavra do Senhor.


segunda-feira, 8 de março de 2010

FESTEJOS DE SÃO JOSÉ

 
ARQUIDIOCESE DE TERESINA
PARÓQUIA DE CRISTO LIBERTADOR
COMUNIDADE BEL TERRA

FESTEJOS DE SÃO JOSÉ
DE: 10 À 19/03/2010
Tema central: Com São José, servimos a Jesus: PÃO DA VIDA
Missa todas as noites apartir das 19:30h

Participe dos Festa de São José!
SOMOS TODOS CONVIDADOS!!!

FOTOS DA VISITA MISSIONÁRIA A COMUNIDADE N. SRA. DAS GRAÇAS

sábado, 27 de fevereiro de 2010

VISITA PASTORAL MISSIONÁRIA - FORANIA SUL II

Na última quinta-feira dia 25/02/10 a Paróquia Cristo Libertador entregou  a Capela Missionária (esta capela é o simbolo da unidade missionária da Arquidiocese de Teresina) na Paróquia de São João Evangelista, no Parque Piauí. Paróquia que inicia neste ano de 2010 a Visita Pastoral MIssionária. A Visita Pastoral Missionária acontecerá de 25 à 28/02/2010.
Na ocasião se faziam presente: Dom Sérgio da Rocha, Pe. Luis Eduardo e os demais Pe. da Forania juntamnete com todo os missionários e paroquianos.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

VISITA MISSIONÁRIA-COMUNIDADE N. SRA. DAS GRAÇAS

A Comunidade Nossa Senhora das Graças localizada no conjunto Taboca receberá dia 07 de março de 2010 as Visitas missionárias nas famílias. Durante todo o dia os missionários vindos de todas as comunidades da paróquia farão as visitas as familias levando a Palavra de Deus. A missão acontecerá das 8:00h às 16:00h encerrando com a santa missa. Lembrando a todos que nossa paroquia recebeu em novembro de 2009 a Visita Pastoral Missionára com a presença de Dom Sérgio da Rocha, onde o mesmo instalou nossa paróquia e visitou as comunidades e alguns projetos existentes bem como a visita a algumas escolas e famílias. Esta missão tem como dar continuidade a missão que foi iniciada com a Visita Pastoral dentro do projeto da Missão Continental no Brasil.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

NOTÍCIAS DO SEMINÁRIO

O Seminário Propedeutico "DIVINO MESTRE', recebe mais seis novos vocacionados a caminhada para dicernimento vocacional. No último dia 10 de fevereiro o Seminário Propedeutico que atualmente é acompanhado pelo Reitor Pe. Daniel Rodrigues e Administrador Paroquial da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz.
O Seminário recebeu com grande alegria na comunidade Nossa Senhora da Glória - Planalto Ininga, os seis novos Seminaristas Propedeuticos sendo Daniel Santos da Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro - Mafrense, Rodrigo Mendes da Paróquia Cristo Rei, Carlos Alberto Júnior da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz, Júlio Cesar da Paróquia Santa Joana d'Arc - Mocabinho, Francisco Filho da Paróquia São João Batista - Comunidade de Olho d'Água do Piauí e Gil Ferreira da Área Pastoral Santa Luzia -Promorar
O ano Propedeutco é considerado como ano inicial e necessário para a caminhada dos que desejam o ministério sacerdotal, no entanto é lá a primeira etapa de formação e convivência aonde os jovens irão discernir o chamado e aprofundar a fé.
A Arquidiocese de Teresina proporciona assim mas duas etapas de formação sendo a filosofia no Seminário Discipulado João Paulo II e a Teologia no Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus ambos no Bairro Angelim.

RELÍQUIAS DE SÃO VICENTE DE PAULO CHEGA A TERESINA

Relíquias de São Vicente de Paulo chegam a Teresina
16/2/2010
Percorrendo todo o Brasil, as relíquias de São Vicente de Paulo e Luíza de Marilac chegaram a Teresina na manhã de hoje (16). As Relíquias permanecem no Piauí até o dia 22 quando segue para Sobral no Ceará.  De acordo com o Frei João Lucindo a programação de visitação tem objetivo de comemorar os 150 da Sociedade São Vicente de Paulo bem como fortalecer a fé dos vicentinos e de continuar o trabalho de caridade da Sociedade.

De acordo com o Frei João Lucindo, que acompanha a os Vicentinos, São Vicente de Paulo é um grande Santo que nasceu na França e começou a pratica caridade e a vivenciar a sua fé que fez com que a Igreja o colocasse nos altares. “A sua vivência e partilha daquela época fez com que o declarasse de Santo”, disse o Frei.

Programação:

16/02 – Chegada às 10h30 na sede da Sociedade de São Vicente de Paula onde seguiu para a Capela do Abrigo Frederico Ozanan, no Bairro Primavera e permanecem em vigília até as 19 horas.

17/02 – Vai a Amarante, Regeneração, Angical e às 17 horas chega na Paróquia Menino Jesus no Bairro Saci.

18/02 – às 7 horas vai para a Capela São Vicente de Paulo e às 15 horas segue para Catedral de Nossa Senhora das Dores e permanece até as 18 horas.

19/02 -  Pela manhã estará no Centro São Vicente de Paulo, no Bairro Socopo. Das 17 às 20 horas permanece na paróquia São Cristóvão e em seguida vai para Comunidade Sagrada Família no bairro Promorar.

20/02 – Permanece na Comunidade Sagrada Família durante todo o dia .

21/02 – Às 7 horas chega na Paróquia Santíssima Trindade, No Bairo Primavera, com santa Missa  e em seguida festa em homenagem aos falecidos da Sociedade São Vicente de Paulo – SSVP e permanece até às 6 horas do dia 22 quando segue para Sobral no Ceará.  

sábado, 20 de fevereiro de 2010

ABERTURA DA CF 2010

A abertura da CF 2010 será realizada a nível de forania sudeste neste sábado dia 20/02/2010 na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no conjunto Renanscença I às 19:30h, e a nível paroquial neste domingo dia 21/02/2010 na igreja matriz do Cristo Libertador no Renascença II às 19:30h.
Todos são convidados!!!

O QUE SIGNIFICA QUARESMA?

A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.
Na quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira (até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive - Diretório da Liturgia - CNBB) da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.
Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.

Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

RETORNO DA CATEQUESE PAROQUIAL

A equipe de catequese paroquial avisa aos pais e catequisandos que retornará as suas atividades normais apartir deste domingo dia 21/02/10 às 8:30h no Colégio Salomé.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI PARA A QUARESMA

Foi apresentada na manhã de hoje, 4, na Sala de Imprensa da Santa Sé, no Vaticano, a mensagem do Santo Padre para a Quaresma 2010, com o tema: "A justiça de Deus está manifestada mediante a fé em Jesus Cristo".

Participaram da coletiva à imprensa o cardeal Paul Josef Cordes, residente do Pontifício Conselho Cor Unum; o professor doutor Hans-Gert Pöttering, presidente emérito do Parlamento europeu e presidente da Fundação Konrad Adenauer; e monsenhor Giampietro Dal Toso, vice-secretário do Pontifício Conselho Cor Unum.

Segue abaixo a íntegra da mensagem, em tradução oficial fornecida pela Secretaria de Estado do Vaticano.

"A justiça de Deus está manifestada mediante a fé em Jesus Cristo (Rom 3, 21-22)
Queridos irmãos e irmãs, todos os anos, por ocasião da Quaresma, a Igreja convida-nos a uma revisão sincera da nossa vida á luz dos ensinamentos evangélicos. Este ano desejaria propor-vos algumas reflexões sobre o tema vasto da justiça, partindo da afirmação Paulina: A justiça de Deus está manifestada mediante a fé em Jesus Cristo (cfr Rom 3,21 - 22 ).
Justiça: "dare cuique suum"

Detenho-me em primeiro lugar sobre o significado da palavra "justiça" que na linguagem comum implica "dar a cada um o que é seu - dare cuique suum", segundo a conhecida expressão de Ulpiano, jurista romana do século III. Porém, na realidade, tal definição clássica não precisa em que é que consiste aquele "suo" que se deve assegurar a cada um. Aquilo de que o homem mais precisa não lhe pode ser garantido por lei. Para gozar de uma existência em plenitude, precisa de algo mais intimo que lhe pode ser concedido somente gratuitamente: poderíamos dizer que o homem vive daquele amor que só Deus lhe pode comunicar, tendo-o criado á sua imagem e semelhança. São certamente úteis e necessários os bens materiais - no fim de contas o próprio Jesus se preocupou com a cura dos doentes, em matar a fome das multidões que o seguiam e certamente condena a indiferença que também hoje condena centenas de milhões de seres humanos á morte por falta de alimentos, de água e de medicamentos - , mas a justiça distributiva não restitui ao ser humano todo o "suo" que lhe é devido. Como e mais do que o pão ele de fato precisa de Deus. Nora Santo Agostinho: se " a justiça é a virtude que distribui a cada um o que é seu?não é justiça do homem aquela que subtrai o homem ao verdadeiro Deus" (De civitate Dei, XIX, 21).

De onde vem a injustiça?

O evangelista Marcos refere as seguintes palavras de Jesus, que se inserem no debate de então acerca do que é puro e impuro: "Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa tornar impuro. Mas o que sai do homem, isso é que o torna impuro. Porque é do interior do coração dos homens, que saem os maus pensamentos" (Mc 7,14-15.20-21). Para além da questão imediata relativo ao alimento, podemos entrever nas reações dos fariseus uma tentação permanente do homem: individuar a origem do mal numa causa exterior. Muitas das ideologias modernas, a bem ver, têm este pressuposto: visto que a injustiça vem "de fora", para que reine a justiça é suficiente remover as causas externas que impedem a sua atuação: Esta maneira de pensar - admoesta Jesus - é ingênua e míope. A injustiça, fruto do mal, não tem raízes exclusivamente externas; tem origem no coração do homem, onde se encontram os germes de uma misteriosa conivência com o mal. Reconhece-o com amargura o Salmista: "Eis que eu nasci na culpa, e a minha mãe concebeu-se no pecado" (Sl. 51,7). Sim, o homem torna-se frágil por um impulso profundo, que o mortifica na capacidade de entrar em comunhão com o outro. Aberto por natureza ao fluxo livre da partilha adverte dentro de si uma força de gravidade estranha que o leva a dobrar-se sobre si mesmo, a afirmar-se acima e contra os outros: é o egoísmo, consequência do pecado original. Adão e Eva, seduzidos pela mentira de Satanás, pegando no fruto misterioso contra a vontade divina, substituíram á lógica de confiar no Amor aquela da suspeita e da competição; á lógica do receber, da espera confiante do Outro, aquela ansiosa do agarrar, do fazer sozinho (cfr Gn 3,1-6) experimentando como resultado uma sensação de inquietação e de incerteza.

Como pode o homem libertar-se deste impulso egoísta e abrir-se ao amor?
Justiça e Sedaqah

No coração da sabedoria de Israel encontramos um laço profundo entre fé em Deus que "levanta do pó o indigente (Sl. 113,7) e justiça em relação ao próximo. A própria palavra com a qual em hebraico se indica a virtude da justiça, sedaqah, exprime-o bem. De fato sedaqah significa, dum lado a aceitação plena da vontade do Deus de Israel; do outro, equidade em relação ao próximo (cfr Ex 29,12-17), de maneira especial ao pobre, ao estrangeiro, ao órfão e á viúva (cfr Dt 10,18-19). Mas os dois significados estão ligados, porque o dar ao pobre, para o israelita nada mais é senão a retribuição que se deve a Deus, que teve piedade da miséria do seu povo. Não é por acaso que o dom das tábuas da Lei a Moisés, no monte Sinai, se verifica depois da passagem do Mar Vermelho. Isto é, a escuta da Lei , pressupõe a fé no Deus que foi o primeiro a ouvir o lamento do seu povo e desceu para o libertar do poder do Egito (cfr Ex s,8). Deus está atento ao grito do pobre e em resposta pede para ser ouvido: pede justiça para o pobre (cfr.Ecli 4,4-5.8-9), o estrangeiro (cfr Ex 22,20), o escravo (cfr Dt 15,12-18). Para entrar na justiça é portanto necessário sair daquela ilusão de auto - suficiência , daquele estado profundo de fecho, que á a própria origem da injustiça. Por outras palavras, é necessário um "êxodo" mais profundo do que aquele que Deus efetuou com Moisés, uma libertação do coração, que a palavra da Lei, sozinha, é impotente a realizar. Existe portanto para o homem esperança de justiça?

Cristo, justiça de Deus

O anuncio cristão responde positivamente á sede de justiça do homem, como afirma o apóstolo Paulo na Carta aos Romanos: "Mas agora, é sem a lei que está manifestada a justiça de Deus? mediante a fé em Jesus Cristo, para todos os crentes. De fato não há distinção, porque todos pecaram e estão privados da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela Sua graça, por meio da redenção que se realiza em Jesus Cristo, que Deus apresentou como vitima de propiciação pelo Seu próprio sangue, mediante a fé" (3,21-25). Qual é, portanto a justiça de Cristo? É antes de mais a justiça que vem da graça, onde não é o homem que repara, que cura si mesmo e os outros. O fato de que a "expiação" se verifique no "sangue" de Jesus significa que não são os sacrifícios do homem a libertá-lo do peso das suas culpas, mas o gesto do amor de Deus que se abre até ao extremo, até fazer passar em si " a maldição" que toca ao homem, para lhe transmitir em troca a "bênção" que toca a Deus (cfr Gal 3,13-14). Mas isto levanta imediatamente uma objeção:

Que justiça existe lá onde o justo morre pelo culpado e o culpado recebe em troca a bênção que toca ao justo? Desta maneira cada um não recebe o contrário do que é "seu"? Na realidade, aqui manifesta-se a justiça divina, profundamente diferente da justiça humana. Deus pagou por nós no seu Filho o preço do resgate, um preço verdadeiramente exorbitante. Perante a justiça da Cruz o homem pode revoltar-se, porque ele põe em evidencia que o homem não é um ser autárquico, mas precisa de um Outro para ser plenamente si mesmo. Converter-se a Cristo, acreditar no Evangelho, no fundo significa precisamente isto: sair da ilusão da auto-suficiência para descobrir e aceitar a própria indigência - indigência dos outros e de Deus, exigência do seu perdão e da sua amizade.

Compreende-se então como a fé não é um fato natural, cômodo, obvio: é necessário humildade para aceitar que se precisa que um Outro me liberte do "meu", para me dar gratuitamente o "seu". Isto acontece particularmente nos sacramentos da Penitencia e da Eucaristia. Graças á ação de Cristo, nós podemos entrar na justiça " maior", que é aquela do amor ( cfr Rom 13,8-10), a justiça de quem se sente em todo o caso sempre mais devedor do que credor, porque recebeu mais do que aquilo que poderia esperar.

Precisamente fortalecido por esta experiência, o cristão é levado a contribuir para a formação de sociedades justas, onde todos recebem o necessário para viver segundo a própria dignidade de homem e onde a justiça é vivificada pelo amor. Queridos irmãos e irmãs, a Quaresma culmina no Triduo Pascal, no qual também este ano celebraremos a justiça divina, que é plenitude de caridade, de dom, de salvação. Que este tempo penitencial seja para cada cristão tempo de autentica conversão e de conhecimento intenso do mistério de Cristo, que veio para realizar a justiça. Com estes sentimentos, a todos concedo de coração, a Bênção Apostólica".

FESTIVAL DO SENHOR

FESTIVAL DO SENHOR 2010
A Renovação Carismática Católica promoverá nos dias 14,15 e 16 de fevereiro no CAIC do Renascença II mais uma edição do FESTIVAL DO SENHOR no período do carnaval. Na ocasião acontecerá louvores, pregações, adorações, confissões e santa missa. Venha e participe conosco deste momento forte de evangelização.

Organização
Renovação Carismática Católica

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

60 anos de sacerdócio de Dom José Falcão

Dom Falcão preside em Teresina celebração comemorativa aos seus 60 anos de sacerdócio

A Arquidiocese de Teresina celebrou com júbilo e profunda gratidão os 60 anos de vida sacerdotal do Cardeal Dom José Freire Falcão, Arcebispo Emérito de Brasília, que foi Arcebispo de Teresina durante 12 anos. A Celebração Eucarística, marcada por recordações e agradecimentos, aconteceu na manhã desta terça-feira (02/02), na Catedral de Nossa Senhora das Dores (Praça Saraiva).
“Neste Ano Sacerdotal, nós nos unimos e nos alegramos pela ordenação sacerdotal de Dom Falcão que conduziu esta Arquidiocese por 12 anos com dedicação e fé”, felicitou Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Teresina. Na oportunidade, Dom Sérgio fez questão de mencionar as primeiras palavras de Dom Falcão ao assumir o pastoreio em Teresina: “Aqui está vosso pastor. Irmão chamado pelo Senhor para servir em Trindade”.
Dom José Freire Falcão assumiu como arcebispo de Teresina em 1972, onde ficou até 1984, quando foi sucedido por Dom Miguel Fenelon Câmara. Dom Falcão participou e colaborou em importantes momentos da história piauiense. Para ele, um dos mais significativos foi a vinda do Papa João Paulo II a Teresina, em sua primeira visita ao Brasil.
“Teresina ficou marcada profundamente no coração do Santo Padre João Paulo II. Daquele dia em diante, ele sempre relacionava a minha pessoa a Teresina. Sempre se referiu com amor a Teresina”, relembra Dom Falcão. Dom Falcão recordou ainda sua chegada e a celebração de recepção na Praça da Igreja São Benedito quando toda a comunidade teresinense se fez presente para saudá-lo.
Em outro momento, se referiu motivo principal da celebração a sua ordenação Sacerdotal ocorrida há 60 anos; segundo ele, momento mais significativo de sua vida. Afirmou não se esquecer das palavras de sua mão, na época gravemente doente, que disse: “Agora posso morrer em paz porque já vi meu filho sacerdote”. Como lema de sua vida sacerdotal, dom José Falcão adotou “servir na humildade” (no latim, In Humilitate Servire) e assim conduziu sua atuação pastoral por onde passou.
De Teresina, Dom José Falcão partiu para uma nova missão. Em 1984, ele assumiu o arcebispado de Brasília, função que ocupou durante 20 anos. Sua nomeação como cardeal por João Paulo II ocorreu em 1988. O cardeal cursou o ensino fundamental e básico, o ensino médio, Teologia e Filosofia no Seminário da Prainha, em Fortaleza. Nasceu em 23 de outubro de 1925, em Ererê (CE), diocese de Limoeiro do Norte (CE). Ordenado sacerdote aos 19 de junho de 1949, em Limoeiro do Norte.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

DOM JOSÉ FALCÃO VOLTA A TERESINA

Dom José Falcão volta a Teresina para celebrar 60 anos de sacerdócio 1/2/2010

Neste Ano Sacerdotal, a Arquidiocese de Teresina celebra com júbilo e profunda gratidão os 60 anos de vida sacerdotal o Cardeal Dom José Freire Falcão, Arcebispo Emérito de Brasília, que exerceu frutuoso ministério episcopal como Arcebispo de Teresina (1972-1984).
A Celebração Eucarística em ação de graças pelos seus 60 anos de sacerdócio será realizada na Catedral de Nossa Senhora das Dores, em Teresina, amanhã, 02 de fevereiro de 2010, às 10 horas.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010

Campanha da Fraternidade 2010, “Fraternidade e Economia” será lançada dia 10.

Aos pés do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o material da Campanha da Fraternidade 2010, “Fraternidade e Economia”, será lançado no próximo dia 10, às 15h. O lema da CF será: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24), escolhido no ano passado.
Segundo o site da CNBB, o evento terá a participação de várias autoridades eclesiásticas e políticas. Entre elas, o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Dimas Lara Barbosa; o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta; o presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), pastor sinodal Carlos Augusto Möller; a senadora Marina Silva; e o economista e secretário de Economia Solidária do Ministério do Trabalho, professor Paul Singer.
Sob a responsabilidade do CONIC, a Campanha da Fraternidade 2010 será ecumênica e estará aberta à participação de todas as denominações cristãs. Esta é a terceira Campanha da Fraternidade Ecumênica. As outras foram realizadas em 2000 e em 2005.
Como explica o secretário-geral do CONIC, Reverendo Luiz Alberto Barbosa, “o objetivo da Campanha da Fraternidade 2010 é unir as Igrejas e, principalmente, a nossa sociedade, que é formada por pessoas de boa vontade, na promoção de uma economia a serviço da vida, sem exclusões, criando uma cultura de solidariedade e trazendo paz”. (BF)

REGIONAL NORDESTE 4 DA CNBB

Padre Luis Eduardo é novo Secretário do Regional Nordeste 4 da CNBB21/1/2010

O pároco da Paróquia São João Evangelista, padre Luís Eduardo é o novo secretário do regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. O padre tomou posse ontem, durante um almoço de confraternização da CNBB, que aconteceu no Palácio Episcopal.
O padre, Luis Eduardo substituí o padre João Siron Monte, que passou 8 anos a frente do secretariado, ele afirma que a missão é uma grande responsabilidade, principalmente fazer o elo de ligação entre as pastorais sociais com a CNBB nacional.
O Regional nordeste 4 quer ser este organismo que dá dinamismo e reapresenta toda a Igreja do Piauí, para que mesma possa entrar em sintonia com todas as forças vivas da Igreja, porque é um lugar de serviço, lugar de encontro de troca de experiências de avaliações e planejamento para as Pastorais.

RETIRO DO CLERO

Bispos e padres da Arquidiocese estão em retiro até sexta-feira 26/1/2010

Teve inicio ontem e vai até sexta-feira (29), o retiro do clero da Arquidiocese de Teresina, que está acontecendo, no Seminário sagrado Coração de Jesus, no Bairro Angelim. Este ano o pregador é o Bispo emérito de Blumenau-SC, Dom Angélico Sândalo Bernardino.

“Dom Angélico Sândalo, é um homem conhecido por ser um grande pregador de retiro, de uma sabedoria muito grande e de muita experiência de vida sacerdotal. E a importância maior do retiro porque é uma continuação da celebração do ano sacerdotal” disse o Arcebispo de Teresina, Dom Sérgio da Rocha.

O retiro espiritual é um momento muito importante na vida dos padres e diáconos, é exigido pela Igreja, porque não se pode servir o povo Deus, ou realizar trabalho pastoral sem cultivar a espiritualidade sacerdotal.

De acordo com Dom Sérgio da Rocha, o retiro é uma semana de recolhimento de oração de meditação da palavra de Deus, para os padres, diáconos e também os bispos possam continuar a missão revigorados e fortalecidos.

Para Dom Sérgio este momento é momento privilegiado, cheio da graça de Deus por meio da oração do silêncio do recolhimento e da meditação da palavra de Deus.

Cada ano o clero tem tido a oportunidade de perceber os frutos do retiro, seja durante ou após o retiro, quando se percebe quanto tem sido importante na vida de cada um dos servidores do povo de Deus.

NOTÍCIAS DA ARQUIDIOCESE: ORDENAÇÃO DIÁCONAL

Arquidiocese ordena 10 Diáconos Permanentes no próximo dia 2922/1/2010

Mais 10 candidatos ao diaconato permanente serão ordenados na Arquidiocese de Teresina. A missa de ordenação acontecerá no próximo dia 29/01 às 19 horas, na Catedral de Nossa Senhora das Dores.
Os candidatos que serão ordenados são: José Carlos, Antônio Luís, Oscar, Wilson dos Santos, Wilsom Vieira, Barbosa, José Alves, Luís Gonzaga, Raimundo Rodrigues e o Davi Gonçalves.
Depois de ordenados participarão de uma reunião com o Arcebispo de Teresina, Dom Sérgio da Rocha e o vigário para o diaconato permanente, padre Gilberto Freitas, para que sejam enviados para as devidas missões nas comunidades que devem acontecer em fevereiro.
De acordo com padre Gilberto a missão de um diácono consiste em três pontos, que é zelar pelo anuncio da palavra de Deus, o apostolado que é centrado na missão, e o terceiro bloco de sua missão deverá ser exercido pela caridade, que entra pela dimensão social.

domingo, 10 de janeiro de 2010

FORANIA SUDESTE - INSTALAÇÃO DA NOVA ÁREA PASTORAL

A Capelania Nossa Senhora da Imaculada Conceição do Conjunto Tancredo Neves pertencente a Forania Sudeste será promovida a
Área Pastoral.

A Missa de instalação será presidida por Dom Sérgio da Rocha dia 16 de Janeiro às 19:00h na igreja matriz da Imaculada Conceição. Que nossa Senhora derrame sua intercessão e suas graças sobre a nova área pastoral.