Dom Falcão preside em Teresina celebração comemorativa aos seus 60 anos de sacerdócio
A Arquidiocese de Teresina celebrou com júbilo e profunda gratidão os 60 anos de vida sacerdotal do Cardeal Dom José Freire Falcão, Arcebispo Emérito de Brasília, que foi Arcebispo de Teresina durante 12 anos. A Celebração Eucarística, marcada por recordações e agradecimentos, aconteceu na manhã desta terça-feira (02/02), na Catedral de Nossa Senhora das Dores (Praça Saraiva).
“Neste Ano Sacerdotal, nós nos unimos e nos alegramos pela ordenação sacerdotal de Dom Falcão que conduziu esta Arquidiocese por 12 anos com dedicação e fé”, felicitou Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Teresina. Na oportunidade, Dom Sérgio fez questão de mencionar as primeiras palavras de Dom Falcão ao assumir o pastoreio em Teresina: “Aqui está vosso pastor. Irmão chamado pelo Senhor para servir em Trindade”.
Dom José Freire Falcão assumiu como arcebispo de Teresina em 1972, onde ficou até 1984, quando foi sucedido por Dom Miguel Fenelon Câmara. Dom Falcão participou e colaborou em importantes momentos da história piauiense. Para ele, um dos mais significativos foi a vinda do Papa João Paulo II a Teresina, em sua primeira visita ao Brasil.
“Teresina ficou marcada profundamente no coração do Santo Padre João Paulo II. Daquele dia em diante, ele sempre relacionava a minha pessoa a Teresina. Sempre se referiu com amor a Teresina”, relembra Dom Falcão. Dom Falcão recordou ainda sua chegada e a celebração de recepção na Praça da Igreja São Benedito quando toda a comunidade teresinense se fez presente para saudá-lo.
Em outro momento, se referiu motivo principal da celebração a sua ordenação Sacerdotal ocorrida há 60 anos; segundo ele, momento mais significativo de sua vida. Afirmou não se esquecer das palavras de sua mão, na época gravemente doente, que disse: “Agora posso morrer em paz porque já vi meu filho sacerdote”. Como lema de sua vida sacerdotal, dom José Falcão adotou “servir na humildade” (no latim, In Humilitate Servire) e assim conduziu sua atuação pastoral por onde passou.
De Teresina, Dom José Falcão partiu para uma nova missão. Em 1984, ele assumiu o arcebispado de Brasília, função que ocupou durante 20 anos. Sua nomeação como cardeal por João Paulo II ocorreu em 1988. O cardeal cursou o ensino fundamental e básico, o ensino médio, Teologia e Filosofia no Seminário da Prainha, em Fortaleza. Nasceu em 23 de outubro de 1925, em Ererê (CE), diocese de Limoeiro do Norte (CE). Ordenado sacerdote aos 19 de junho de 1949, em Limoeiro do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário